sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Impressões da Generali sobre a publicidade nos seguros

São principalmente as seguradoras diretas que na área dos seguros chegam aos prime times das televisões com os seus anúncios.
As seguradoras tradicionais levam poucos anúncios à televisão.
As companhias mantêm uma posição discreta, e as exceções são poucas.
Mas o esforço para estabelecer relações mais próximas com os clientes de seguros tem vindo a intensificar-se, o que tem obrigado o setor segurador a rever a sua comunicação, numa altura em que a comunicação digital já agita as estratégias de comunicação das companhias de seguros.

Joaquim de Almeida tem andado a dizer aos portugueses que a vida não é um filme. O ator que já deu vida a algumas personagens em grandes sucessos de bilheteira cinematográfica internacional dá a cara pela mais recente campanha publicitária da Generali, associando o seu prestígio à imagem que a seguradora de origem italiana quer promover.
A campanha estreou há pouco tempo e divide o espaço mediático com várias seguradoras que também escolheram esta reta final de 2013 para divulgar anúncios que reforçam a notoriedade institucional das suas companhias.
Não sendo inocente este fenómeno de concentração de recursos publicitários nesta altura do ano, quando se perfilam as renovações de muitas anuidades de seguros e pouco antes das distrações natalícias, é, no entanto, de destacar a aparição simultânea de várias campanhas publicitárias de seguros em televisão.

Sobre esta campanha e em geral sobre a publicidade que a seguradora italiana está disposta a fazer, registamos algumas declarações da diretora de Marketing da Generali ao jornal OJE.

As seguradoras tendem a posicionar-se de forma diferente e isso reflete-se na sua comunicação. Esta ganhou também uma maior importância e peso nas seguradoras. Com maior agressividade numa comunicação 360º (offline e online), está-se a comunicar mais e melhor, é o que constata Conceição Tomás.
O setor tem apostado numa mudança de imagem e em colocar o foco no cliente, estando onde está o cliente.

Quanto ao digital, Conceição Tomás subscreve a ideia de que todo o setor segurador já não descura o digital quando prepara os seus planos de meios.
Mas a preocupação não se cinge aos planos de meios, ela é efetiva e transversal, como disso é exemplo a presença nas redes sociais.
A diretora de Marketing da Generali entende que as seguradoras têm de estar onde está o consumidor. O cliente chega até às companhias e quer informações de diversas formas, por isso estas têm de comunicar onde ele está e ao mesmo tempo dotar os mediadores de meios para que também eles o possam fazer.

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